Sul de Minas tem o prefeito mais jovem e o mais velho do estado; diferença de idade entre os dois é de 66 anos
08/10/2024
Eduardo Cheung de Lima, de 21 anos, foi eleito pelo PSD em Heliodora; já Hely Andrade Alves (MDB) foi eleito pela sexta vez em Carrancas. Sul de Minas tem o prefeito mais jovem e o mais velho do estado
O prefeito mais novo de Minas Gerais é de Heliodora, no Sul de Minas. Aos 21 anos e sete meses, Eduardo Cheung de Lima, eleito pelo PSD, é também o segundo prefeito mais novo do país. Além disso, a região também tem o prefeito mais velho do estado. Hely Andrade Alves (MDB) foi eleito prefeito pela sexta vez em Carrancas. (Veja mais abaixo)
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Eduardo Cheung nasceu no dia 14 de março de 2003. Ele foi eleito com 88,17% dos votos válidos, o que significou 3.840 votos. Eduardo é filho do ex-prefeito da cidade, Alex Leopoldino de Lima, que morreu no ano passado, aos 49 anos, vítima de câncer.
O novo prefeito disse acreditar que a falta de experiência em administrações públicas não será um problema.
"Eu acredito que o desafio da inexperiência ele não existe e eu desde muito cedo tive que amadurecer mais cedo, na minha vida foi tudo de forma prematura, trabalhei muito ao lado de meu pai. Acredito que o maior desafio agora vai ser a gente reestruturar a administração pública para que nós possamos fazer uma belíssima gestão nos próximos quatro anos", disse o prefeito eleito.
Prefeito mais novo do estado e 2º mais jovem do país é eleito com 88% dos votos aos 21 anos em Heliodora, MG
Reprodução EPTV
Esta foi a primeira vez que o jovem prefeito se candidatou para um cargo público.
"Olha, foi muito desafiador, por conta que eu sempre vivia nos bastidores ao lado de meu pai, eu que era o pavimentador político, eu que era o braço direito dele"
"E nessa campanha a gente estava, eu estava praticamente fazendo de tudo. Eu, com o meu vice, tivemos como meta não delegar muitas funções para que nós pudéssemos ter liberdade de governar, não fazer nenhum compromisso eleitoral com ninguém, não ter aquela promessa. Foi uma campanha assim, vitoriosa, começamos o ano passado com 54% das pesquisas de intenção e finalizamos neste domingo com 88%", disse o prefeito eleito.
Prefeito mais jovem de MG é filho de ex-prefeito que morreu vítima de câncer em 2023
Prefeitura de Heliodora
Eduardo Cheung disse que pretende priorizar as primeiras ações de governo no atendimento a carências de produtores rurais e da saúde.
"Acredito que o desafio número um vai ser a recriação da Secretaria de Agricultura de uma forma que a gente consiga atender todos os nossos produtores de forma já imediata.
Trabalhar também na pavimentação dos pontos críticos da zona rural e organização do serviço que é fornecido pela prefeitura. Também nós temos um grande desafio na Secretaria de Saúde, de aumentar o fluxo de exames e consultas fornecidos para a população, reorganizar o transporte de pacientes e modernizar ainda mais o atendimento de saúde", disse o prefeito eleito.
Prefeito mais velho e um dos vereadores mais jovens
Além do prefeito mais novo, o Sul de Minas também tem o prefeito mais velho de Minas Gerais. Com candidatura única, Hely Andrade Alves (MDB), de 87 anos, foi reeleito em Carrancas (MG).
"Eu tenho que agradecer o povo de Carrancas que me elegeu seis vezes e são todos amigos. Segundo, agradecer os funcionários da prefeitura, que sempre foram legais e trabalhadores. A idade conta sim, a experiência é alma do negócio. A experiência que eu fui adquirindo tempo a tempo, mandato a mandato, dia a dia, me ajudou muito. Sem experiência eu não faria o que eu faço hoje", disse o prefeito eleito.
Um dos vereadores mais jovens de Minas Gerais também é do Sul de Minas. Lucas Bastos, do Republicanos, tem 18 anos e foi eleito com 270 votos em Conceição da Aparecida (MG). O político foi o sétimo mais votado nas eleições da cidade.
"Olha, jovem, na política é muito importante. Tem ideias novas, tem aceitação do povo e é um intermédio do jovem com a política, porque tendo um representante jovem, o jovem começa a se interessar mais por política, um exemplo sou eu mesmo. Tendo representantes jovens, tanto no parlamento mineiro, quanto na vereança do município, que já teve muitos vereadores jovens, eu me interessei e eu acho que isso é um avanço muito grande", disse o vereador eleito Lucas Bastos.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas