Queimada na Serra das Águas chega ao quarto dia e coloca área de mata preservada em risco no Sul de Minas
09/10/2024
Local atingido pelo fogo fica próximo ao Parque Estadual Nova Baden, que tem 214 hectares de mata preservada e fica em Lambari, cidade que faz parte do Circuito das Águas. Combate às chamas entra no quarto dia seguido na Serra das Águas, em Lambari
As queimadas que atingem a Serra das Águas, em Lambari (MG), chegaram ao quarto dia nesta quarta-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não foi possível dimensionar a área danificada. A preocupação é de que o fogo atinja o Parque Estadual Nova Baden, onde há mata preservada.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Incêndio em Lambari
redes sociais
As chamas começaram no domingo (6) no bairro Vista Verde. Apesar da proximidade a uma fazenda e uma pousada, nenhum imóvel foi atingido.
Segundo o Corpo de Bombeiros, três guarnições foram deslocados para a operação, que utilizou sopradores, abafadores e bombas costais. Além disso, um helicóptero da Polícia Militar e alguns voluntários, como os brigadistas da Serra da Boa Esperança, estiveram presentes.
Incêndio no Parque das Águas, em Lambari
Redes Sociais
A característica íngreme do local e a quantidade de vegetação dificultaram o acesso ao fogo, fazendo com que os bombeiros atuassem de maneira direta e indireta.
Os ventos e o clima seco também podem contribuir para que o fogo se alastre. Os militares também informaram que o incêndio possui vários focos.
Queimada na Serra das Águas chega ao quarto dia e coloca área de mata preservada em risco no Sul de Minas
Redes Sociais
A preocupação do Corpo de Bombeiros é que o incêndio chegue até uma área de preservação ambiental e uma torre de transmissão. O Parque Estadual Nova Baden é uma área de mata preservada com 214 hectares do Circuito das Águas.
Queimadas em Minas Gerais
Minas Gerais conta com 95 unidades de conservação estaduais e o cuidado com essas reservas aumentou neste ano. O estado enfrenta um aumento de ocorrências de incêndio desde o início do ano em relação a 2023.
Desde janeiro até o dia 7 de outubro, as ocorrências aumentaram 134%. Nos primeiros dias deste mês, as queimadas aumentaram seis vezes em relação ao mesmo período do ano passado.
Na terça-feira (8), o Governo de Minas lançou o Plano Diretor do Turismo Verde. Na ocasião, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) anunciou a criação de um mapeamento das áreas atingidas pelo fogo no estado.
“A identificação das ações de recuperação precisam ser tomadas para que a gente possa lançar mão dessas iniciativas para poder realizá-las”, explicou.