Incêndios em SP: 6 das 10 cidades com mais focos são da região de Ribeirão Preto
09/09/2024
Altinópolis (SP) e Pitangueiras (SP) foram os municípios com mais registros entre 21 de agosto e este sábado (7), aponta BDQueimadas. Produtores desabafam após perdas. Fogo atinge plantação na região de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Dados do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que seis das dez cidades com mais focos de incêndio registrados no estado de São Paulo entre o o fim de agosto e início de setembro deste ano são da região de Ribeirão Preto (SP).
Siga o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo o levantamento, de 21 de agosto, que foi quando as queimadas se intensificaram no estado, a este sábado (7), Altinópolis (SP) e Pitangueiras (SP) foram os municípios com mais registros.
Logo abaixo, vêm: Olímpia (SP), Sertãozinho (SP), Cajuru (SP), Pontes Gestal (SP), Pedregulho (SP), Pontal (SP), Altair (SP) e Motuca (SP).
Ao todo, as 10 cidades contabilizaram 651 focos.
LEIA TAMBÉM
Homem que morreu vítima de queimadas no interior de SP se perdeu no caminho de volta para casa, diz irmão
Partículas inaláveis: saiba a origem e os riscos para a saúde humana com tempo seco e incêndios
Fogo atinge fazenda da família do ex-governador Orestes Quércia em Pedregulho, SP; VÍDEO
Desabafo
Plantações e animais mortos, imóveis destruídos e energia elétrica prejudicada. Esses são alguns dos prejuízos contabilizados por produtores rurais nas últimas duas semanas na região de Ribeirão Preto.
À EPTV, afiliada da TV Globo, eles desabafaram sobre a situação.
"O prejuízo emocional, de saúde, porque o povo está na fumaça o dia inteiro, financeiro, ambiental, o quanto de animais que foram mortos, então o prejuízo é geral, é de chorar", disse o produtor Moacir Pagliaroni.
"Primeiro ano que estou vendo, nunca vi na minha vida. Estou com 66 anos e nunca vi. É covardia de quem põe", destaca o operador de máquinas Aparecido Donizete da Silva.
Fogo destrói área rural entre Pedregulho e Buritizal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região